O menino de ouro
Eram as férias de Verão e André tinha ido para casa do seu primo mais velho, Diogo. André era um rapaz da cidade e Diogo morava perto da praia numa das casinhas da Costa Nova. Todos os dias, de manhã, Diogo levava o seu primo à praia para lhe ensinar coisas sobre a areia, as gaivotas, o mar… e ensinava-o a nadar!
Um dia, viram um barco a passar pertinho da areia, a uns 10 metros. Então, puseram-se e a nadar muito depressa para tentarem entrar no barco, para voltar a sair uns metros à frente. Chegaram perto do barco e subiram as escadas. Era um petroleiro. Pelo menos parecia ser. André não estranhou mas Diogo ficou confuso. Nunca tinha visto um barco passar tão perto da margem, um petroleiro comum com escadas e um petroleiro a passar na Costa Nova!
Diogo achou perigoso e avisou o primo que era melhor saltarem, mas quando viram, o barco estava-se a afastar da praia e as escadas tinham desaparecido! Ficaram bastante preocupados e decidiram procurar alguém para os levar à costa, ou então estavam em problemas!